Você sabe o que é kefir?
Ele é um probiótico formado por bactérias, fungos e lactobacilos "do bem", ou seja um alimento vivo, que auxilia na manutenção e funcionamento adequado do nosso organismo.
Isso ocorre porque o PH do kefir é mais alto que o iogurte tradicional, e, dessa maneira, quando entra em contato com o nosso intestino exterminam bactérias nocivas a nossa saúde. Lembrem que o intestino é considerado o nosso segundo cérebro, muitas doenças se iniciam nele.
Para garantir todos os seus benefícios, ele deve ser manuseado e consumido de forma adequada (dá um pouco de trabalho). Se deve respeitar a etapa de fermentação, consumi-lo fresco e não deve ser lavado ou aquecido, isso porque se retira as propriedades da colonia.
Existem dois tipos de kefir: o de leite (animal) e o de água. O primeiro se alimenta de lactose e caseína, enquanto o segundo se alimenta de açúcar (o mais usado é o mascavo).
Este superalimento é muito utilizado por pessoas que fazem o tratamento para o câncer, pois ele aumenta a imunidade, além de ser recomendando para quem faz uso de antibióticos, que agridem nossa flora intestinal.
Como obter?
O kefir é recebido, na maioria das vezes, por doação. Entre em grupos relacionados no facebook e encontre pessoas que estejam doando na sua região. Normalmente se recebe uma quantidade equivalente a uma colher de sopa dentro de um saquinho congelado.
Caso não encontre doações próximas a você, existem pessoas que vendem e enviam por correios.
Instrumentos para manusear o kefir:
1 peneira de plástico;
1 colher de plástico ou madeira;
2 recipientes de vidro esterilizados (um maior para a fermentação e outro menor para transferir o iogurte fermentado)
Como fazer?
- Kefir de leite:
Ao receber a sua doação de kefir de leite (equivalente a uma colher de sopa), pegue o vidro esterilizado e coloque o kefir, em seguida adicione 500 ml de leite em temperatura ambiente ou frio (nunca quente!). Deixe fermentar entre 24h e 48h (observe como ele está, o primeiro kefir normalmente demora mais um porco para crescer, por isso observe a fermentação)
Após fermentado, despeje numa peneira de plástico e separe o iogurte dos grãos de kefir. Estes grãos servirão para as próximas remessas. Se eles (de primeira) já estiverem crescido, poderão ser doados a outras pessoas interessadas. (Lembre-se dar e receber!)
- Kefir de água:
O mesmo processo, o que muda é que ao invés de leite será colocado água com açúcar (mascavo, frutose, mel...).
O que ele tem de bom?
1)Fortalece a imunidade, deixando a pessoa mais resistente a doenças virais (como gripe, por exemplo);
2)Ajuda a desintoxicar o organismo, por conta da vitamina K;
3)É rico em proteínas, acelerando o metabolismo (o soro é conhecido como Whey Protein natural!);
4)Tem baixo valor calórico. 100g equivale a 37 calorias somente!;
5)Regula a flora intestinal, ajudando quem sofre de problemas digestivos, flatulência excessiva e inchaço;
6)Melhora cabelo, unhas e pele, por conter vitamina B;
7)Protege os ossos, sendo fonte de cálcio;
8)Combate alergias;
9)Regula a pressão alta;
10)Reduz o colesterol.
Quer saber mais sobre o kefir? Acesse: www.kefir.com.br
Quer aprender como fazer receitas exclusivas e deliciosas de kefir e ainda vender? Acesse: kefir e saude