A chia, também conhecida como sálvia hispânica, é originária do México e sua utilização é antiga, com reconhecimento dos povos indígenas da Amárica Central. Atualmente, sua fama cresceu pelo fato de auxiliar no emagrecimento, pois ela traz saciedade. Porém, você sabia que a chia possui excelentes nutrientes para nossa saúde?
Os principais nutrientes que ela carrega (25g):
- 32% de magnésio
- 16% de zinco
- 15% de cálcio
- 13% do ferro
- 13% de vitamina B3 (niacina)
- 12% de vitamina B1 (tiamina)
- 3% de vitamina B2 (riboflavina)
* Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
A chia pode ser acrescentada a iogurtes, saladas, sucos, chás e outros tipos de receitas diárias. Ela possui alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais sendo rica em ácido graxo alfa-linolênico, também conhecido como ômega 3.
O valor de carboidrato contida no alimento é considerado de baixo índice glicêmico, pois mais de 30% é composto por fibras. Logo, é indicado ser usado em conjunto com frutas, por exemplo, em que abafa os picos de glicemia no corpo.
Os 10 principais benefícios da chia para nossa saúde:
1) Previne e controla a diabetes
Por conter fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2. Quando consumida com fontes de carboidratos (frutas, massas, pães), as fibras da chia têm como efeito a diminuição da velocidade com que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, para terminar de ser digerido e absorvido, justamente por se transforarem em um gel. Isso leva ao corpo uma necessidade menor de soltar a insulina para transportar a glicose no sangue.
2) Previne doenças cardiovasculares
Por conter ômega 3, diminui a incidência de formação de coágulos sanguíneos, arritmias, infarto, derrame e hipertensão.
3) Regula o colesterol
Aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea. E as fibras da semente também têm efeito benéfico na diminuição da concentração dos lipídios no sangue, que é o caso do colesterol.
4) Efeito desintoxicante
5) Efeito emagrecedor
O principal motivos que fazem da chia uma grande aliada no emagrecimento está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Por possuir fibras, tem a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.
6) Fonte de cálcio
Uma alternativa para quem é intolerante a lactose ou largou de vez a utilização do leite no dia a dia.
7) Pele de cabelos brilhosos e saudáveis
Por possuir vitaminas A e B em sua composição, que são importantes nutrientes para pele, cabelos e unhas.
8) Protege o cérebro
Os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.
9) Fortalece a imunidade
Por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, a chia é importante para reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.
10) Boa fonte de ferro (ideal para anêmicos!)
Gostaram das dicas? Não deixem de compartilhar para seus contatos! Lembre-se: conhecimento também gera SAÚDE!
Nos siga nas redes sociais:
Facebook: @receitasparaminhasaude / @precisoemagrecerem30dias
Instagram: @receitasesaudeevc / @precisoemagrecerem30
Grupos no facebook: Receitas para minha saúde / Preciso emagrecer em 30 dias
Redatora:
Kelly Silva
Blogueira em busca da saúde através da alimentação.
Fonte:
Blog Minha Vida (adaptado)